quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Plantas tóxicas


Na natureza existem belas plantas, mas que muitas por trás de sua beleza escondem o veneno.

Atenção! Cuidados que você deve ter com as plantas tóxicas!

1 - Mantenha as plantas venenosas fora do alcance das crianças e dos animais domésticos.
2 - Procure identificar se possui plantas venenosas em sua casa e arredores, buscando informações como nome e características.
3 - Oriente as crianças para não colocar plantas na boca e nunca utilizá-las como brinquedos (fazer comidinhas, tirar leite, etc.).
4 - Não utilize remédios ou chás caseiros com plantas sem orientação especializada.
5 - Evite comer folhas, frutos e raízes desconhecidas. Lembre-se de que não há regras ou testes seguros para distinguir as plantas comestíveis das venenosas. Nem sempre o cozimento elimina a toxicidade da planta.
6 - Tome cuidado ao podar as plantas que liberam látex, pois elas podem provocar irritação na pele e principalmente nos olhos. Evite deixar os galhos em qualquer local onde possam atrair crianças ou animais. Quando estiver mexendo com plantas venenosas use luvas e lave bem as mãos após esta atividade.
7 - Cuidados especiais também devem tomados com os animais domésticos. Animais filhotes e adultos muito ativos têm uma grande curiosidade por objetos novos no meio em que vivem e notam logo quando há um vaso diferente em casa ou uma planta estranha no jardim. Não é raro o animal lamber, morder, mastigar e engolir aquilo que lhe despertou a curiosidade. Animais privados de água podem, por exemplo, procurar plantas regadas ou molhadas de chuva recentemente e ingerir suas partes. Há casos de cães e gatos que ficam sozinhos confinados por períodos longos que acabam se distraindo com as plantas e acabam por ingerí-las.
8 - Em caso de acidente, guarde a planta para identificação e procure imediatamente orientação médica.
Exemplos de plantas tóxicas:
TINHORÃO Nome científico: Caladium bicolor Vent. Nome popular: tajá, taiá, caládio Família: Aráceas. Nome científico: Caladium bicolor Vent. Nome popular: tajá, taiá, caládio. Parte tóxica: todas as partes da planta. Sintomas: a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea. Princípio ativo: oxalato de cálcio.
COMIGO-NINGUÉM-PODE Família: Araceae. Nome científico: Dieffenbachia picta Schott. Nome popular: aninga-do-Pará. Parte tóxica: todas as partes da planta. Sintomas: a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea. Princípio ativo: oxalato de cálcio, saponinas.

COPO-DE-LEITE Família: Araceae. Nome científico: Zantedeschia aethiopica Spreng. Nome popular: copo-de-leite. Parte tóxica: todas as partes da planta Sintomatologia: a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea. Princípio ativo: oxalato de cálcio.

TAIOBA-BRAVA Família: Araceae Nome científico: Colocasia antiquorum Schott. Nome popular: cocó, taió, tajá. Parte tóxica: todas as partes da planta. Sintomas: a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea. Princípio ativo: oxalato de cálcio.
SAIA-BRANCA Família: Solanaceae. Nome científico: Datura suaveolens L. Nome popular: trombeta, trombeta-de-anjo, trombeteira, cartucheira, zabumba. Parte tóxica: todas as partes da planta. Sintomas: a ingestão pode provocar boca seca, pele seca, taquicardia, dilatação das pupilas, rubor da face, estado de agitação, alucinação, hipertermia; nos casos mais graves pode levar a morte. Princípio ativo: alcalóides beladonados (atropina, escopolamina e hioscina).
BICO-DE-PAPAGAIO Família: Euphorbiaceae. Nome científico: Euphorbia pulcherrima Willd. Nome popular: rabo-de-arara, papagaio. Parte tóxica: todas as partes da planta. Sintomas: a seiva leitosa causa lesão na pele e mucosas, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, dor em queimação e coceira; o contato com os olhos provoca irritação, lacrimejamento, edema das pálpebras e dificuldade de visão; a ingestão pode causar náuseas, vômitos e diarréia. Princípio ativo: látex irritante.
COROA-DE-CRISTO Família: Euphorbiaceae. Nome científico: Euphorbia milii L. Nome popular: coroa-de-cristo. Parte tóxica: todas as partes da planta. Sintomas: a seiva leitosa causa lesão na pele e mucosas, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, dor em queimação e coceira; o contato com os olhos provoca irritação, lacrimejamento, edema das pálpebras e dificuldade de visão; a ingestão pode causar náuseas, vômitos e diarréia. Princípio ativo: látex irritante.
AVELÓS Família: Euphorbiaceae. Nome científico: Euphorbia tirucalli L. Nome popular: graveto-do-cão, figueira-do-diabo, dedo-do-diabo, pau-pelado, árvore de São Sebastião. Parte tóxica: todas as partes da planta. Sintomas: a seiva leitosa causa lesão na pele e mucosas, edema (inchaço) de lábios,boca e língua, dor em queimação e coceira; o contato com os olhos provoca irritação, lacrimejamento, edema das pálpebras e dificuldade de visão; a ingestão pode causar náuseas, vômitos e diarréia. Princípio ativo: látex irritante.
ESPIRRADEIRA Família: Apocynaceae. Nome científico: Nerium oleander L. Nome popular: oleandro, louro rosa. Parte tóxica: todas as partes da planta. Sintomas: a ingestão ou o contato com o látex podem causar dor em queimação na boca, salivação, náuseas, vômitos intensos, cólicas abdominais, diarréia, tonturas e distúrbios cardíacos que podem levar a morte. Princípio ativo: glicosídeos cardiotóxicos
MAMONA Família: Euphorbiaceae. Nome científico: Ricinus communis L. Nome popular: carrapateira, rícino, mamoeira, palma-de-cristo, carrapato. Parte tóxica: sementes. Sintomas: a ingestão das sementes mastigadas causa náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarréia mucosa e até sanguinolenta; nos casos mais graves podem ocorrer convulsões, coma e óbito. Princípio ativo: toxalbumina (ricina).

PINHÃO-ROXO Família: Euphorbiaceae. Nome científico: Jatropha curcas L. Nome popular: pinhão-de-purga, pinhão-paraguaio, pinhão-bravo, pinhão, pião, pião-roxo, mamoninho, purgante-de-cavalo. Parte tóxica: folhas e frutos. Sintomas: a ingestão do fruto causa náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarréia mucosa e até sanguinolenta, dispnéia, arritmia e parada cardíaca. Princípio ativo: toxalbumina (curcina).

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Peixes


Vamos falar sobre peixes, sem querer colocamos as plantas antes dos peixes.

Para começar os peixes são os vertebrados que mais possuem espécies, são pecilotérmicos(temperatura conforme o ambiente), corpo com escamas, brânquias, linha lateral, maioria ovípora, fecundação interna ou externa e possuem bexiga natatória para eles não afundarem.

Os peixes são divididos em cartilaginosos e ósseos.

Os peixes são muito importantes para a cadeia alimentar assim todos os seres vivos, e serve de alimento para muitos seres, e é predador de plantas da água e outros seres, depende da espécie.

As plantas




As plantas estão no nosso dia-a-dia, elas são a base da alimentação da cadeia viva, elas ajudam a manter o ar puro e são vitais para os animais e o ser humano.


As plantas realizam o processo da fotossíntese, as plantas são antótrofas, ou seja, produzem seu próprio alimento.
Existem muitas plantas, então elas são classificadas quanto a existência de flores.

Então existem dois grandes grupos: Criptógamas e Fanerógamas.


As Criptógamas (Vegetais Inferiores) : São as plantas que não possuem flores. São vegetais inferiores as algas. As algas podem viver em água doce ou salgada.
As algas são responsáveis pela maior parte do oxigênio.


Vegetais intermediários - Briófitas ou musgos: Eles se desenvolvem em lugares úmidos e com pouca luz. Não possuem raízes, flores, nem frutos. Não possuem vasos condutores de seivas, o que justifica o seu pequeno porte.


Pteridófitas: São as samambaias, as avencas, os xaxins. Elas são um pouco mais desenvolvidas pois possuem raízes melhores e possuem vasos condutores de seivas.


Fanerógamas ( Vegetais Superiores) : Apresentam flores. São reunidas em dois grupos, classificados de acordo com a presença ou ausência de frutos.


Os dois grupos são: Angiosperma e Gimnosperma.


Angiosperma: Possui raízes, caule, folhas, flores, frutos e sementes. Tem belas flores e formam o fruto. E o fruto protege a semente.


As angiospermas dividem-se em monocotiledôneas e dicotiledôneas.



Monocotiledôneas: São as que apresentam um cotiledone, ou seja a semente não se divide. Ex: Milho, trigo, arroz.
Dicotiledôneas: São as que possuem dois dotiledones, ou seja a semente se divide em 2 partes. Ex: Feijão, ervilha, laranja, amendoim.


Gimnospermas: São plantas com flores mas sem fruto. Como não formam o fruto, as sementes ficam descobertas(nuas). Ex: os pinhões;






segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Mamíferos


São animais vertebrados com as seguintes características:
.Possuem mamas e suas fêmeas tem glândulas que produzem leite para alimentação dos filhotes;
. Tem o corpo coberto por pêlos. Lã cabelo, crina, cerdas e outros;
.São vivíparos, isto é, os filhotes nascem do corpo de suas mães já com a forma definitiva;
.Tem dois pares de membros;
. São homotérmicos, ou seja, a temperatura do corpo é constante.
. Tem aparelhos digestivo completo: boca, faringe, esôfago, estômago e intestinos. Nos mamíferos ruminantes, como o boi a girafa e a cabra, o estômago é composto, sendo formado de pança, barrete, folhoso e coagulados.
. Tem respiração pulmonar;
. Apresentam coração com quatro cavidades;
Podem existir três grupos de mamíferos:
Os prototérios, possuem glândulas mamarias, contudo são ovíparos, Ex. a equidina e o ornitorrinco.
Os metatérios encontramos a ordem dos marsupiais, os cangurus, coalas, gambás e as cuícas.
Os eutérios que abrange todos os mamíferos, que veremos como segue:
1. Xenartros: Tamanduá-bandeira, tamanduá-mirim, tatu-bola, tatu-canastra, preguiça, sem dentes ou com dentes pouco desenvolvidos:
2. Insetívoros: Toupeira e musaranho. São pequenos e possuem focinho longo. Comem insetos;
3. Roedores: rato, camundongo, capivara, cutia, esquilo, paca, preá, marmota. São herbívoros;
4. Lagomorfos: coelhos e lebres. São herbívoros;
5. Carnívoros: Tigre, cachorro, gato, onça, lobo, raposa, urso, lontra, foca, leão-marinho, leopardo, hiena, quati, guaxinim, jaguatirica;
6. Quirópteros: morcegos;
7. Proboscídeos: elefantes, são herbívoros;
8. Artiodáctilos: boi, carneiro, porco, girafa, cabra, camelo, veado-mateiro, hipopótamo, lhama, antílope, porco-do-mato, são herbívoros( número par de dedos (dois ou quatro) e cascos;
9. Perissodáctilos: cavalo, zebra, anta, rinoceronte. São herbívoros número impar de dedos (um ou três) tem cascos.
10. Cetáceos: baleia, golfinho, são carnívoros.
11. Sirênios: peixe-boi.
Primata: társio, lóris, macacos e seres humanos, possuem cinco dedos com unhas, cérebro é bem desenvolvido em relação ao tamanho do corpo.

Aves

São animais vertebrados, homotérmicos, respiram por pulmões, tem dois pares de membros, possuem coração com quatro cavidades e aparelho digestivo completo, são ovíparos e vivem em ninhos, possuem as seguintes características:
Tem bico;
Tem o corpo coberto de penas.

Répteis


Os répteis são animais vertebrados e alguns são ovíparos e algumas cobras são ovovivíparas, eles tem as seguintes características:
Tem o corpo coberto de escamas, placas ou carapaças;
Tem cauda;
Respiram por pulmões;
São pecilotérmicos, isto e, a temperatura de seu corpo varia conforme a temperatura ambiente;
Tem o coração dividido em três cavidades, duas aurículas ou átrios e um ventrículo.
Os répteis podem ser quelônios, crocodilianos e escamados:
Os quelônios são as tartarugas e os cágados.
Os crocodilianos são os jacarés e os crocodilos.
Os escamados são os lagartos e as cobras, que podem ser lacertílios, répteis de corpo alongado, com cabeça curta separada do resto do corpo por um pescoço pequeno. Ex.: Lagartixas, camaleões, calangos e teiús. E os ofídios, são as cobras, não possuem patas, são ápodes e algumas possuem veneno

Anfíbios


Anfíbios são animais de pele fina e úmida, na qual não ocorrem pêlos ou escamas externas. São animais que não são incapazes de manter a temperatura do seu corpo constante por mecanismos externos, por isso são chamados animais de sangue frio ou pecilotérmicos.

São ovíparos;


Sofrem metamorfose.


Metamorfose: são modificações que um animal sofre durante seu ciclo vital, passando por uma fase intermediária chamada larvar.

Os anfíbios são pecilotérmicos e respiram por brânquias quando em estrado de larva e adulto respiram pela pele e pêlos pulmões.
Anuros:

não tem cauda, e seu corpo divide-se em cabeça, tronco e membros. Ex. Sapos, rás e pererecas.
Urodelos:

vivem na terra, procurando a água na época de reprodução. Ex. Salamandras e tritões.
Ápodes:

não tem patas e seu corpo é comprido e cilíndrico. Ex. cobra-cega.

domingo, 7 de setembro de 2008

Artrópodes


Principais características dos artrópodes...


- Os artrópodes, invertebrados que possuem pernas articuladas.

- Tem o corpo segmentado e dividido em cabeça, tórax e abdome.

- Possuem casca.

- Podem viver na terra ou na água.

- Os artrópodes foram agrupados em: crustáceos, aracnídeos, quilópodes, diplópodes e outros grupos, de menor importância.

- Sua reprodução pode ser sexuada ou assexuada.

- Dentro do grupo dos artrópodes estão:

*Insetos: baratas, pulgas, piolhos, moscas, mosquitos, abelhas...

*Aracnídeos: aranhas, escorpiões, carrapatos...

*Crustaceos: camarão, caranguejo, siris, lagostas...

*Diplópodes: piolho-de-cobra...

*Quilópodes: centopéia...

Platelmintos

Os platelmintos são animais que possuem o corpo alongado e achatado, com aspectos de fita. São conhecidos por vermes chatos.

Os vermes
O termo verme é usado para designar invertebrados que possuem o corpo alongado e de pequena espessura. No entanto, não tem significado para as classificações oficiais, principalmente porque vários animais tem a característica descrita e não pertencem ao grupo popularmente conhecido por vermes.
PARA EVITAR AS VERMINOSES
1- Lavar as mãos antes de cada refeição e depois de evacuar;
2- Lavar as frutas, legumes e verduras;
3- Não comer raizes cruas (cenoura, etc...),nem frutas com casca;
4- Não comer carnes mal cozidas, nem salames de carne crua;
5- Não comer alimentos expostos as moscas;
6- Para bebida e uso da cozinha, utilizar água de hidráulica ou de poço artesiano (água tratada);
7- Usar sapatos;
8- Destruir os caramujos e evitar o contato e uso da água dos locais em que eles vivem;
9- Usar privadas higiênicas onde não existe rede de esgoto.
Mais o mais importante é:
10- Jamais deixar fezes humanas na superfície do solo.


Nematelmintos

Eles são vermes, com o corpo de forma cilíndrica e têm “anéis”. Eles podem ser encontrados em ambiente terrestres e aquáticos.
As vezes são animais pequenos, menores que 1 centímetro, e tem lombriga que chega a 40 centímetros de comprimento.
Os nematelmintos não são animais de vida livre. Eles não têm sistema circulatório, a respiração é cutânea, na maioria das vezes são sexos separados. O macho é menor que a fêmea.
A maioria é parasita do homem. Os de vida livre, não têm mais que 1 cm de comprimento e podem apresentar hábitos terrestres e aquáticos.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Moluscos

Os moluscos são invertebrados que possuem um corpo mole geralmente protegido por uma concha calcária, ou valva. Se essa concha for formada por uma única peça, dizemos que o molusco é univalve; se a concha se dividir em duas partes, dizemos que ela é bivalve. Mas há também moluscos que não possuem concha, com a lesma e o polvo.
Grande parte dos moluscos vive no mar, como, por exemplo, a lula, o polvo e a maioria dos mariscos. Alguns, como a lesma e o caracol, vivem em terra; outros, como o caramujo dos rios, vivem em água doce.
Vamos considerar o caracol, um dos moluscos mais conhecidos, como exemplo:
Ele é formado por 3 partes principais:
- Cabeça => Encontramos a boca, os olhos e os dois pares de tentáculos, com função sensitiva (tato, cheiro). - Massa visceral => Fica envolvida pela concha e é formada pelos órgãos da digestão, circulação, excreção, respiração e reprodução. - Pé => Também chamado sola de rastejamento, é bem desenvolvido no caracol e serve para o animal se locomover na terra. Também serve para o caracol cavar a areia, onde às vezes vive enterrado, e prender-se nas rochas.
A massa visceral é recoberta por uma fina epiderme chamada manto, onde existem glândulas que fabricam a concha calcária. Na maioria dos moluscos a concha é externa e protege o corpo mole do animal. A lula possui uma concha interna muito reduzida, mas lesmas e polvos não são dotados de conchas.
Existe um número muito grande de moluscos, que são classificados em vários grupos. Vamos considerar aqui os principais exemplos desses grupos: pelecípodes, gastrópodes e cefalópodes.
Os pelecípodes tem o pé em forma de machado, apropriado para cavar. Em algumas espécies, o pé fabrica filamentos que permitem ao animal prender-se em um suporte; são os filamentos do bisso. A cabeça dos pelecípodes é bem reduzida e não tem tentáculos nem olhos. Os pelecípodes são bivalves, isto é, tem duas valvas na concha. Exemplos: ostra e mexilão.
O marisco "Saint-Jacques", ou vieira, amplamente encontrado na França, possui aproximadamente sessenta ocelos de um milímetro de diâmetro na borda do manto. Esses ocelos percebem apenas a diferença entre claro e escuro e, portanto, os movimentos dos animais que se aproximam - como o das estrelas-do-mar, suas principais devoradoras.
Os gastrópodes tem o pé diretamente ligado à massa visceral. É por isso que se diz que eles tem os "pés no ventre". Exemplos: caramujos e lesmas.
Vivem no mar, nos rios ou em terra. Têm uma concha, geralmente enrolada em espiral, com exceção da lesma, que não tem concha. São univalves. A cabeça é bem desenvolvida, com tentáculos e olhos.
O nome cefalópode surgiu pelo fato de os tentáculos estarem ligados à cabeça (cefalo = "cabeça" e podos = "pé").
O polvo e a lula são os cefalópodes mais comuns, mas podemos encontrar ainda o náutilo e a sépia.
Os cefalópodes são os maiores invertebrados conhecidos. Para se movimentarem, usam os tentáculos - quando rastejam - ou uma espécie de propulsão a jato de água. A forma alongada da lula representa uma adaptação à locomoção rápida na água.
A massa visceral, no polvo, é volumosa; na lula, ela é alongada. No polvo, o pé é transformado em oito tentáculos com ventosas; na lula, existem dez tentáculos. O polvo e a lula tem olhos grandes, semelhantes aos dos vertebrados, e capazes de distinguir as cores.
Alguns cefalópodes fabricam uma tinta escura chamada sépia, que é guardada numa bolsa (tinteiro) que fica no interior do corpo. Quando atacados por predadores, esses animais soltam jatos de tinta que tingem a água. Assim eles podem fugir sem serem caçados.

Classes de anelídeos

Oligoquetas- Os anelídeos oligoquetas vivem tanto em ambientes terrestres quanto em água doce. A respiração destes animais é cutânea (pela pele) e o apêndice é de tamanho reduzido ou até mesmo ausente, no caso de algumas espécies.Exemplo: minhoca
Poliquetas- Grande parte destes anelídeos vive no mar. Em cada segmento do corpo possuem apêndices locomotores. Outra característica comum é que cavam buracos na areia.Exemplos: sérpula e neréis.
Hirudíneos- Vivem tanto na água doce como no solo. Apresentam ventosas em cada extremidade do corpo. A respiração destes anelídeos ocorre através da pele (respiração cutânea).Exemplo: sanguessuga.

Anelídeos

O filo dos anelídeos são vermes com anéis e segmentos no corpo.
Possuem três classes: oligoquetas,poliquetas, hirudíneos. Os anelídeos mais conhecidos são as minhocas(oligoquetas).
Os anelídeos são hermafroditas possuem 2 sexos.
Não enxergam e têm reprodução sexuada.

Cnidários

Neste filo estão as águas vivas, as caravelas do mar, as anêmonas-do-mar, os corais as hidras, entre outros.
Esses seres normalmente vivem na água. Na praia têm seres que são praticamente formados apenas por água são as medusas.
Alguns cnidários têm o formato de um tubo cheio de tentáculos ao redor da boca, são denominados pólipos.
A reprodução dos cnidários pode ser sexuada ou assexuada.
Os pólipos reproduzirem –se assexuadamente.
Todos cnidários são capazes de disparar uma substância urticante que queimar, matar conforme a vítima e onde ela foi atingida.
As células que disparam a substância urticante são denominadas cnidoblastos, os cnidários também podem ser chamados de celenterados.
Os cnidoblastos localizam-se principalmente nos tentáculos. Servem para a defesa e a captura de alimento.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Poríferos


Os poríferos são animais aquáticos popularmente são chamados de esponjas. Eles podem viver na água doce mas a maioria está no mar, eles possuem varias cores e tamanhos. A reepiração e aeróbia.
As esponjas são animais de organização simples. Embora sejam pluricelulares, a sua organização vai pouco além de um protozoário.
A reprodução pode ser assexuada e sexuada.
As três principais classes de esponjas são: Calcárias, hexactinélidas e desmospôngias:

• As calcárias — espículas formadas por carbonato de cálcio;



• As hexactinélidas — espículas compostas por minerais de silício;




•As desmospongias — esqueleto constituído por fibras de espongina, formada por proteínas, como a Spongia officinalis.




Dependendo da espécie, a reprodução das esponjas pode ser sexuada ou assexuada. Na primeira, o macho libera suas células sexuais na água e estas penetram nos poros de uma esponja fêmea, fecundando suas células sexuais. Depois da fecundação, as larvas são eliminadas através do ósculo, nadam e depois se fixam em um substrato, onde se desenvolvem e se convertem em esponjas adultas. A segunda forma de reprodução — a assexuada — é feita pela separação de um fragmento da esponja, que se converte em novo indivíduo. Dependendo da espécie, a reprodução das esponjas pode ser sexuada ou assexuada. Na primeira, o macho libera suas células sexuais na água e estas penetram nos poros de uma esponja fêmea, fecundando suas células sexuais. Depois da fecundação, as larvas são eliminadas através do ósculo, nadam e depois se fixam em um substrato, onde se desenvolvem e se convertem em esponjas adultas. A segunda forma de reprodução — a assexuada — é feita pela separação de um fragmento da esponja, que se converte em novo indivíduo.

domingo, 13 de julho de 2008

Reino Fungi


Fungos

Os fungos são organismos com a forma e o tamanho muito variados.Não possuem clorofila e por isso não fabricam o próprio alimento. Dessa forma, dependem de alimento do ambiente.
Os fungos vivem em lugares úmidos e escuros como troncos de árvores caídos, restos de vegetais...

Organização dos fungos

Com exceção de algumas formas microscópicas, os fungos são constituídos de massas de filamentos. Cada filamento é denominado hifa, e as hifas de um fungo, constituem em conjunto, o micélio.

A importância dos fungos

· Os fungos e as bactérias decompõe seres mortos, restos de vegetais...
· Existem fungos comestíveis.
· Os lêvedos também são usados para fabricação de bebida alcoólica.
· Muitos queijos têm seu sabor especial graças aos fungos.
· Uma utilização bastante importante dos fungos é para produção de antibióticos.

Ação dos fungos

Há fungos que apodrecem madeira, frutas guardadas e muitas outras coisas. Quando uma roupa é guardada em um armário depois de algum tempo pode aparecer manchas, se o armário não tiver ventilação. O que causa isso é o bolor ou mofo, que são adquiridos quando tem muita umidade.

Os fungos e a saúde

Existem fungos comestíveis mas também os venenosos agora veja alguns exemplos:
Fungos venenosos – Não se pode comer qualquer fungo sem o prévio conhecimento de que ele é comestível. Os amanitas podem causar até a morte por intoxicação.

Fungos parasitas – As micoses são doenças causadas por fungos. Como exemplo podem ser citados o sapinho, o pé-de-atleta e a tinha. Muitas vezes adquirimos micoses pela queda de resistência do nosso organismo. Modos de evitar a micose:
· Secar bem o corpo após o banho, principalmente os vãos dos dedos e a virilha.
· Não usar, por tempo prolongado, maiôs e biquínis molhados.


Os liquens

Os liquens são parecidos com as plantas, mas não são, e sim associações entre fungos e algas verdes ou cianobactérias.
A associação entre fungos e algas permite que o líquen cresça em locais onde outros seres vivos não sobrevivem. Por isso dizemos que os liquens são seres colonizadores: são eles, em geral, os primeiros organismos a se instalar em regiões sem vida.

Turma 161


Turma 161

Reino Protista


Os protistas são seres vivos unicelulares, e são eucariontes. Os protistas são as algas e os protozoários.

Algas protistas

Algas protistas são aquelas que, além do núcleo organizado, possuem uma célula apenas. São algas protistas as euglenas, as diatomáceas e os dinoflagelados.

Euglenas

As euglenas são algas unicelulares, vivem em água doce. Se locomovem pelo flagelo. Se houver luz no ambiente ela produz seu próprio alimento, ou seja, a fotossíntese. A clorofila da euglena fica dentro de organelas denominadas cloroplastos. Se não tiver luz, ela se nutre de alimentos disponíveis no ambiente.


Diatomáceas

As diatomáceas são algas douradas, e constituem os seres vivos mais abundantes do mar. Quando essas algas morrem, sua célula se decompõe, mas a carapaça, feita de sílica, se conserva e vai ao fundo. E com a morte de grandes quantidades de diatomáceas, forma-se no fundo do mar uma rocha proveniente da fusão dessas minúsculas caixinhas. As diatomáceas são responsáveis por uma grande parte da fotossíntese que acontece nos mares e, portanto, pela produção de 80% do gás oxigênio para os seres vivos.

Dinoflagelados

Os dinoflagelados ficam na água do mar. Eles apresentam a bioluminescência. A bioluminescência é uma luz que alguns dinoflagelados possuem, como: os vaga-lumes, águas- vivas (algumas) e alguns peixes.

Protozoários

Os protozoários são protistas microscópicos sem capacidade de fazer fotossíntese. Sua reprodução pode ser assexuada ou sexuada. São classificados pelo modo que se locomovem em: sarcodíneos, flagelados, ciliados e esporozoários.


Sarcodíneos

Os sarcodíneos vivem em ambiente aquático eles tem um tamanho adequado para ser enxergado a olho nu, mas não pode ser visto pois é transparente. Se locomove por meio de expansões do corpo denominadas pseudópodes. Graças a ele, a ameba consegue chegar no alimento e fagocita-a. A fagocitose é a ação de envolver uma partícula sólida e depois colocá-la para dentro da célula.

Flagelados

Os flagelados são os protozoários que se locomovem pelos flagelos. O flagelo se locomove como um chicote. A cada chicotada o flagelo se locomove um pouco.
Existem flagelados parasitas e de uma vida livre.

Ciliados

Os ciliados são protozoários que se locomovem através dos cílios. São os protozoários que se locomovem mais rapidamente. Os cílios alem de promoverem a locomoção, fazem uma espécie de redemoinho na água para atrair o interior da célula.

Esporozoários

Os esporozoários não possuem pseudópodes por isso são protozoários que não conseguem se locomover. São todos parasitas, um exemplo: a malária.

Doenças causadas pelos protozoários:

Malária

A malária é uma doença tropical e parasitária.
Também conhecida como poludismo, a malária é considerada problema de saúde pública em mais de 90 países.
A malaria tem várias espécies, no caso brasileiro destacam-se 3 espécies

Amebíase

A amebíase é uma infecção do intestino grosso causada pela Entamoeba histolytica, um parasita unicelular.
Ela também pode atingir em outros órgãos, dos quais o mais frequentemente afetado é o fígado.
Sintomas: Em certos casos, os sintomas são tão ligeiros que quase passam despercebidos. Podem consistir em diarréia e obstipação interminentes, numa maior quantidade de gás (flatulência) e dores abdominais.



Curiosidades sobre seres vivos


- Os tubarões são peixes cartilaginosos? Ou seja, não têm ossos. A maioria dos outros peixes os tem. Os tubarões são relíquias do passado distante, sobreviveram a 350 milhões de anos de luta feroz por alimento e espaço vital. Possantes e velozes chegam ao aterrorizante comprimento de 15 metros e tem apetite para tudo, de plancto a gente. Todos os tubarões carnívoros têm predileção por animais em perigo, e isto abrange cães, gatos, homens e até, num caso verídico, um elefante enlouquecido que entrou no mar.
- Os aracnídeos, aranhas e escorpiões, são carnívoros?
- Os escorpiões foram os primeiros animais terrestres? Surgiram no mar, arrastaram-se até a praia e aí permaneceram.
As cobras têm escamas? Cobras e lagartos possuem pele escamosa, pulmões e sangue frio.- - Ursos e raposas têm uma dieta mista? Carnívoros e herbívoros. E os pandas são totalmente herbívoros.
- Ratos e coelhos possuem dentes que crescem continuamente? E que ambos podem se alimentar, entre outras coisas, das próprias fezes, aproveitando nutrientes?

- Alguns mamíferos botam ovo? Que cães, ursos e focas têm um ancestral comum? Mamíferos são vertebrados de sangue quente cujas fêmeas produzem leite para seus filhotes. Eles apareceram à cerca de 220 milhões de anos logo após os primeiros dinossauros. Alguns botavam ovos (hoje sobrevivem as Equídnas) e outros eram placentários, davam à luz filhotes.
- No Paleoceno (65 milhões de anos atrás) os mamíferos carnívoros eram os maiores predadores terrestres, os Mesoniquídeos, que provavelmente deram origem às baleias.
- No Eoceno (53 milhões de anos atrás) os mamíferos carnívoros com garras, os Creodontes, deram origem aos modernos carnívoros com garras: felinos, gatos-de-algália, hienas, tigres-dente-de-sabre, cão, doninha, ursos e focas.
- Os mamíferos Ungulados, ou com cascos, são herbívoros derivados de ancestrais pequenos e ligeiros que corriam nas pontas dos pés para escapar dos predadores. São os ancestrais do cavalo. O primeiro cavalo conhecido data do Eoceno (53 milhões de anos atrás) e era do tamanho de uma rapousa. No Oligoceno os ungulados atingiram grandes dimensões: primitivos rinocerontes, primitivos camelos, primeiros bisões, primitivas girafas, zebras e vacas etc

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Bactérias

As bactérias são seres unicelulares aclorofilados, microscópicos, que se produzem por divisão binária. Elas são células esféricas ou em forma de bastonetes curtos com tamanhos variados, alcançando às vezes micrômetros linearmente. Na maioria das espécies, a proteção da célula é feita por uma camada extremamente resistente, a parede celular, havendo imediatamente abaixo uma membrana citoplasmática que delimita um único compartimento contendo DNA, RNA, proteínas e pequenas moléculas.

Formas de bactérias

As formas básicas das bactérias podem ser divididas em três: esféricas, cocos, bacilos, espiroquetas que são bactérias de formato espiralado.

Tipos de doenças

Faringite- É uma inflamação na garganta (faringe), é causada mais por vírus, mas também é por bactérias. A faringite pode ocorrer em infecções virais (resfriado, gripe) e em infecções bacterianas.

Escarlatina- É contagiosa, caracterizada pelo aparecimento de feridas, inflamação da garganta, febre... Atinge crianças entre os 5 e 10 anos.

Leptospirose- causada pela Leptospira interrogans, é transmitida pela água, alimentos e objetos contaminados por urina de ratos, cães e outros animais portadores da bactéria. Há febre alta, calafrios, dores de cabeça e dores musculares e articulares. É necessário atendimento médico para evitar complicações renais e hepáticas.

Cólera: doença causada pela bactéria Vibrio cholerae (vibrião colérico), que se instala e se multiplica na parede do intestino delgado, produzindo substâncias tóxicas e provocando uma forte diarréia. As fezes são aquosas e esbranquiçadas (parecendo água de arroz), sem muco ou sangue. Ocorrem também cólicas abdominais, dores no corpo, náuseas e vômitos.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Meio Ambiente


Hoje dia 5 de junho é o dia nacional do meio ambiente. Por isso fizemos essa mensagem: '' Não devemos cuidar do meio ambiente apenas hoje, e sim todos os dias, pois nós dependemos dele para viver, por isso nós devemos cuidar dele pois, se não cuidarmos dele vamos estar nos prejudicando.''

segunda-feira, 31 de março de 2008

Classificação dos seres vivos


Todos os seres vivos são formados por células, necessitam de alimentam, precisam respirar, são capazes de se reproduzir e possuem uma composição quimica formada por substâncias orgânicas e inorgânicas .
As substâncias orgânicas são produzidas só por seres vivos.
Já as substâncias inorgânicas podem serem encontradas na natureza e podem ser encontrados em elementos como o solo, nas rochas etc.
Os seres vivos são classificados em 5 reinos:


Reino Moneras: São formados por uma única célula, eles são as bactériase as algas cianofíceas ou cianobactérias.

Reino Protistas: Seres unicelulares eucariontes . E apresentam características vegetal e animal, e são representados por protozoários como: amebas, o tripanossomo (causador do mal de Chagas) o plasmódio (agente da malária), a euglena.

Reino Fungi: São seres uni e pluricelulares. Eles são seres heterótrofos(não produzem seu próprio alimento) por não possuirem clorofila. Tem como representantes o mofo e os cogumelos.


Reino Metafita ou Plantae: São os vegetais as plantas. Caracterizam por ter as células revestidas por uma membrana de celulose e por serem autótrofas (fazem o seu próprio alimento pela fotossíntese).


Reino Metazoa ou animalia: São organismos multicelulares heterótrofos(não produzem seu próprio alimento).

segunda-feira, 24 de março de 2008

Mensagem

Devemos preservar a nossa grande biodiversidade que temos no nosso Brasil,e preserva-lá!
Gostamos deste estudo porque vimos que é muito importante e devemos preservar o que é nosso porque um dia pode os animais e as plantas entrarem em extinção!

Ciências, meio ambiente, seres vivos e biodiversidade


Nestas aulas de ciências com a educadora Tânia, no primeiro dia fomos ao pátio do colégio para ver quais os seres vivos e seres brutos que estão sempre a nossa volta. O que é seres vivos?-Seres vivos são aqueles que tem vida, que respiram através da fotossíntese e são formados por células. O que são seres brutos?- Seres brutos são aqueles que não tem vida que são formados por moléculas.
A diferença entre eles é que os seres vivos se formam de dentro pra fora e os seres brutos se formam de fora pra dentro, e outra diferença é que os seres vivos tem vida e os seres brutos não tem vida.
Depois começamos a aprender sobre as principais características dos seres vivos são: são formados por células,possuem ciclo vital, se nutrem, respiram, evoluem-se, reproduzem, em geral se movimentam, se regeneram e apresentam sensibilidade.
A biodiversidade é a variedade de espécies de plantas, animais, fungos...
O Brasil é líder em biodiversidade mais de 1700 espécies de aves vivem ou passam no território brasileiro.
Vamos mostrar algumas espécies endêmicas, ou seja, as espécies que existem apenas em um determinado lugar que são:
· mamíferos, com 524 espécies
· peixes de água doce, com mais de 3 mil espécies
· plantas, com mais de 3800 espécies
No mundo inteiro foram apenas identificadas 2 milhões de espécies de seres vivos.
Mas os cientistas acham que existem mais de 30 milhões.
Esse resumo foi apenas uma amostra do que aprendemos em sala de aula.