domingo, 13 de julho de 2008

Reino Protista


Os protistas são seres vivos unicelulares, e são eucariontes. Os protistas são as algas e os protozoários.

Algas protistas

Algas protistas são aquelas que, além do núcleo organizado, possuem uma célula apenas. São algas protistas as euglenas, as diatomáceas e os dinoflagelados.

Euglenas

As euglenas são algas unicelulares, vivem em água doce. Se locomovem pelo flagelo. Se houver luz no ambiente ela produz seu próprio alimento, ou seja, a fotossíntese. A clorofila da euglena fica dentro de organelas denominadas cloroplastos. Se não tiver luz, ela se nutre de alimentos disponíveis no ambiente.


Diatomáceas

As diatomáceas são algas douradas, e constituem os seres vivos mais abundantes do mar. Quando essas algas morrem, sua célula se decompõe, mas a carapaça, feita de sílica, se conserva e vai ao fundo. E com a morte de grandes quantidades de diatomáceas, forma-se no fundo do mar uma rocha proveniente da fusão dessas minúsculas caixinhas. As diatomáceas são responsáveis por uma grande parte da fotossíntese que acontece nos mares e, portanto, pela produção de 80% do gás oxigênio para os seres vivos.

Dinoflagelados

Os dinoflagelados ficam na água do mar. Eles apresentam a bioluminescência. A bioluminescência é uma luz que alguns dinoflagelados possuem, como: os vaga-lumes, águas- vivas (algumas) e alguns peixes.

Protozoários

Os protozoários são protistas microscópicos sem capacidade de fazer fotossíntese. Sua reprodução pode ser assexuada ou sexuada. São classificados pelo modo que se locomovem em: sarcodíneos, flagelados, ciliados e esporozoários.


Sarcodíneos

Os sarcodíneos vivem em ambiente aquático eles tem um tamanho adequado para ser enxergado a olho nu, mas não pode ser visto pois é transparente. Se locomove por meio de expansões do corpo denominadas pseudópodes. Graças a ele, a ameba consegue chegar no alimento e fagocita-a. A fagocitose é a ação de envolver uma partícula sólida e depois colocá-la para dentro da célula.

Flagelados

Os flagelados são os protozoários que se locomovem pelos flagelos. O flagelo se locomove como um chicote. A cada chicotada o flagelo se locomove um pouco.
Existem flagelados parasitas e de uma vida livre.

Ciliados

Os ciliados são protozoários que se locomovem através dos cílios. São os protozoários que se locomovem mais rapidamente. Os cílios alem de promoverem a locomoção, fazem uma espécie de redemoinho na água para atrair o interior da célula.

Esporozoários

Os esporozoários não possuem pseudópodes por isso são protozoários que não conseguem se locomover. São todos parasitas, um exemplo: a malária.

Doenças causadas pelos protozoários:

Malária

A malária é uma doença tropical e parasitária.
Também conhecida como poludismo, a malária é considerada problema de saúde pública em mais de 90 países.
A malaria tem várias espécies, no caso brasileiro destacam-se 3 espécies

Amebíase

A amebíase é uma infecção do intestino grosso causada pela Entamoeba histolytica, um parasita unicelular.
Ela também pode atingir em outros órgãos, dos quais o mais frequentemente afetado é o fígado.
Sintomas: Em certos casos, os sintomas são tão ligeiros que quase passam despercebidos. Podem consistir em diarréia e obstipação interminentes, numa maior quantidade de gás (flatulência) e dores abdominais.



Nenhum comentário: