quinta-feira, 27 de novembro de 2008

As plantas




As plantas estão no nosso dia-a-dia, elas são a base da alimentação da cadeia viva, elas ajudam a manter o ar puro e são vitais para os animais e o ser humano.


As plantas realizam o processo da fotossíntese, as plantas são antótrofas, ou seja, produzem seu próprio alimento.
Existem muitas plantas, então elas são classificadas quanto a existência de flores.

Então existem dois grandes grupos: Criptógamas e Fanerógamas.


As Criptógamas (Vegetais Inferiores) : São as plantas que não possuem flores. São vegetais inferiores as algas. As algas podem viver em água doce ou salgada.
As algas são responsáveis pela maior parte do oxigênio.


Vegetais intermediários - Briófitas ou musgos: Eles se desenvolvem em lugares úmidos e com pouca luz. Não possuem raízes, flores, nem frutos. Não possuem vasos condutores de seivas, o que justifica o seu pequeno porte.


Pteridófitas: São as samambaias, as avencas, os xaxins. Elas são um pouco mais desenvolvidas pois possuem raízes melhores e possuem vasos condutores de seivas.


Fanerógamas ( Vegetais Superiores) : Apresentam flores. São reunidas em dois grupos, classificados de acordo com a presença ou ausência de frutos.


Os dois grupos são: Angiosperma e Gimnosperma.


Angiosperma: Possui raízes, caule, folhas, flores, frutos e sementes. Tem belas flores e formam o fruto. E o fruto protege a semente.


As angiospermas dividem-se em monocotiledôneas e dicotiledôneas.



Monocotiledôneas: São as que apresentam um cotiledone, ou seja a semente não se divide. Ex: Milho, trigo, arroz.
Dicotiledôneas: São as que possuem dois dotiledones, ou seja a semente se divide em 2 partes. Ex: Feijão, ervilha, laranja, amendoim.


Gimnospermas: São plantas com flores mas sem fruto. Como não formam o fruto, as sementes ficam descobertas(nuas). Ex: os pinhões;






Nenhum comentário: