domingo, 13 de julho de 2008

Reino Fungi


Fungos

Os fungos são organismos com a forma e o tamanho muito variados.Não possuem clorofila e por isso não fabricam o próprio alimento. Dessa forma, dependem de alimento do ambiente.
Os fungos vivem em lugares úmidos e escuros como troncos de árvores caídos, restos de vegetais...

Organização dos fungos

Com exceção de algumas formas microscópicas, os fungos são constituídos de massas de filamentos. Cada filamento é denominado hifa, e as hifas de um fungo, constituem em conjunto, o micélio.

A importância dos fungos

· Os fungos e as bactérias decompõe seres mortos, restos de vegetais...
· Existem fungos comestíveis.
· Os lêvedos também são usados para fabricação de bebida alcoólica.
· Muitos queijos têm seu sabor especial graças aos fungos.
· Uma utilização bastante importante dos fungos é para produção de antibióticos.

Ação dos fungos

Há fungos que apodrecem madeira, frutas guardadas e muitas outras coisas. Quando uma roupa é guardada em um armário depois de algum tempo pode aparecer manchas, se o armário não tiver ventilação. O que causa isso é o bolor ou mofo, que são adquiridos quando tem muita umidade.

Os fungos e a saúde

Existem fungos comestíveis mas também os venenosos agora veja alguns exemplos:
Fungos venenosos – Não se pode comer qualquer fungo sem o prévio conhecimento de que ele é comestível. Os amanitas podem causar até a morte por intoxicação.

Fungos parasitas – As micoses são doenças causadas por fungos. Como exemplo podem ser citados o sapinho, o pé-de-atleta e a tinha. Muitas vezes adquirimos micoses pela queda de resistência do nosso organismo. Modos de evitar a micose:
· Secar bem o corpo após o banho, principalmente os vãos dos dedos e a virilha.
· Não usar, por tempo prolongado, maiôs e biquínis molhados.


Os liquens

Os liquens são parecidos com as plantas, mas não são, e sim associações entre fungos e algas verdes ou cianobactérias.
A associação entre fungos e algas permite que o líquen cresça em locais onde outros seres vivos não sobrevivem. Por isso dizemos que os liquens são seres colonizadores: são eles, em geral, os primeiros organismos a se instalar em regiões sem vida.

Turma 161


Turma 161

Reino Protista


Os protistas são seres vivos unicelulares, e são eucariontes. Os protistas são as algas e os protozoários.

Algas protistas

Algas protistas são aquelas que, além do núcleo organizado, possuem uma célula apenas. São algas protistas as euglenas, as diatomáceas e os dinoflagelados.

Euglenas

As euglenas são algas unicelulares, vivem em água doce. Se locomovem pelo flagelo. Se houver luz no ambiente ela produz seu próprio alimento, ou seja, a fotossíntese. A clorofila da euglena fica dentro de organelas denominadas cloroplastos. Se não tiver luz, ela se nutre de alimentos disponíveis no ambiente.


Diatomáceas

As diatomáceas são algas douradas, e constituem os seres vivos mais abundantes do mar. Quando essas algas morrem, sua célula se decompõe, mas a carapaça, feita de sílica, se conserva e vai ao fundo. E com a morte de grandes quantidades de diatomáceas, forma-se no fundo do mar uma rocha proveniente da fusão dessas minúsculas caixinhas. As diatomáceas são responsáveis por uma grande parte da fotossíntese que acontece nos mares e, portanto, pela produção de 80% do gás oxigênio para os seres vivos.

Dinoflagelados

Os dinoflagelados ficam na água do mar. Eles apresentam a bioluminescência. A bioluminescência é uma luz que alguns dinoflagelados possuem, como: os vaga-lumes, águas- vivas (algumas) e alguns peixes.

Protozoários

Os protozoários são protistas microscópicos sem capacidade de fazer fotossíntese. Sua reprodução pode ser assexuada ou sexuada. São classificados pelo modo que se locomovem em: sarcodíneos, flagelados, ciliados e esporozoários.


Sarcodíneos

Os sarcodíneos vivem em ambiente aquático eles tem um tamanho adequado para ser enxergado a olho nu, mas não pode ser visto pois é transparente. Se locomove por meio de expansões do corpo denominadas pseudópodes. Graças a ele, a ameba consegue chegar no alimento e fagocita-a. A fagocitose é a ação de envolver uma partícula sólida e depois colocá-la para dentro da célula.

Flagelados

Os flagelados são os protozoários que se locomovem pelos flagelos. O flagelo se locomove como um chicote. A cada chicotada o flagelo se locomove um pouco.
Existem flagelados parasitas e de uma vida livre.

Ciliados

Os ciliados são protozoários que se locomovem através dos cílios. São os protozoários que se locomovem mais rapidamente. Os cílios alem de promoverem a locomoção, fazem uma espécie de redemoinho na água para atrair o interior da célula.

Esporozoários

Os esporozoários não possuem pseudópodes por isso são protozoários que não conseguem se locomover. São todos parasitas, um exemplo: a malária.

Doenças causadas pelos protozoários:

Malária

A malária é uma doença tropical e parasitária.
Também conhecida como poludismo, a malária é considerada problema de saúde pública em mais de 90 países.
A malaria tem várias espécies, no caso brasileiro destacam-se 3 espécies

Amebíase

A amebíase é uma infecção do intestino grosso causada pela Entamoeba histolytica, um parasita unicelular.
Ela também pode atingir em outros órgãos, dos quais o mais frequentemente afetado é o fígado.
Sintomas: Em certos casos, os sintomas são tão ligeiros que quase passam despercebidos. Podem consistir em diarréia e obstipação interminentes, numa maior quantidade de gás (flatulência) e dores abdominais.



Curiosidades sobre seres vivos


- Os tubarões são peixes cartilaginosos? Ou seja, não têm ossos. A maioria dos outros peixes os tem. Os tubarões são relíquias do passado distante, sobreviveram a 350 milhões de anos de luta feroz por alimento e espaço vital. Possantes e velozes chegam ao aterrorizante comprimento de 15 metros e tem apetite para tudo, de plancto a gente. Todos os tubarões carnívoros têm predileção por animais em perigo, e isto abrange cães, gatos, homens e até, num caso verídico, um elefante enlouquecido que entrou no mar.
- Os aracnídeos, aranhas e escorpiões, são carnívoros?
- Os escorpiões foram os primeiros animais terrestres? Surgiram no mar, arrastaram-se até a praia e aí permaneceram.
As cobras têm escamas? Cobras e lagartos possuem pele escamosa, pulmões e sangue frio.- - Ursos e raposas têm uma dieta mista? Carnívoros e herbívoros. E os pandas são totalmente herbívoros.
- Ratos e coelhos possuem dentes que crescem continuamente? E que ambos podem se alimentar, entre outras coisas, das próprias fezes, aproveitando nutrientes?

- Alguns mamíferos botam ovo? Que cães, ursos e focas têm um ancestral comum? Mamíferos são vertebrados de sangue quente cujas fêmeas produzem leite para seus filhotes. Eles apareceram à cerca de 220 milhões de anos logo após os primeiros dinossauros. Alguns botavam ovos (hoje sobrevivem as Equídnas) e outros eram placentários, davam à luz filhotes.
- No Paleoceno (65 milhões de anos atrás) os mamíferos carnívoros eram os maiores predadores terrestres, os Mesoniquídeos, que provavelmente deram origem às baleias.
- No Eoceno (53 milhões de anos atrás) os mamíferos carnívoros com garras, os Creodontes, deram origem aos modernos carnívoros com garras: felinos, gatos-de-algália, hienas, tigres-dente-de-sabre, cão, doninha, ursos e focas.
- Os mamíferos Ungulados, ou com cascos, são herbívoros derivados de ancestrais pequenos e ligeiros que corriam nas pontas dos pés para escapar dos predadores. São os ancestrais do cavalo. O primeiro cavalo conhecido data do Eoceno (53 milhões de anos atrás) e era do tamanho de uma rapousa. No Oligoceno os ungulados atingiram grandes dimensões: primitivos rinocerontes, primitivos camelos, primeiros bisões, primitivas girafas, zebras e vacas etc