domingo, 7 de setembro de 2008

Artrópodes


Principais características dos artrópodes...


- Os artrópodes, invertebrados que possuem pernas articuladas.

- Tem o corpo segmentado e dividido em cabeça, tórax e abdome.

- Possuem casca.

- Podem viver na terra ou na água.

- Os artrópodes foram agrupados em: crustáceos, aracnídeos, quilópodes, diplópodes e outros grupos, de menor importância.

- Sua reprodução pode ser sexuada ou assexuada.

- Dentro do grupo dos artrópodes estão:

*Insetos: baratas, pulgas, piolhos, moscas, mosquitos, abelhas...

*Aracnídeos: aranhas, escorpiões, carrapatos...

*Crustaceos: camarão, caranguejo, siris, lagostas...

*Diplópodes: piolho-de-cobra...

*Quilópodes: centopéia...

Platelmintos

Os platelmintos são animais que possuem o corpo alongado e achatado, com aspectos de fita. São conhecidos por vermes chatos.

Os vermes
O termo verme é usado para designar invertebrados que possuem o corpo alongado e de pequena espessura. No entanto, não tem significado para as classificações oficiais, principalmente porque vários animais tem a característica descrita e não pertencem ao grupo popularmente conhecido por vermes.
PARA EVITAR AS VERMINOSES
1- Lavar as mãos antes de cada refeição e depois de evacuar;
2- Lavar as frutas, legumes e verduras;
3- Não comer raizes cruas (cenoura, etc...),nem frutas com casca;
4- Não comer carnes mal cozidas, nem salames de carne crua;
5- Não comer alimentos expostos as moscas;
6- Para bebida e uso da cozinha, utilizar água de hidráulica ou de poço artesiano (água tratada);
7- Usar sapatos;
8- Destruir os caramujos e evitar o contato e uso da água dos locais em que eles vivem;
9- Usar privadas higiênicas onde não existe rede de esgoto.
Mais o mais importante é:
10- Jamais deixar fezes humanas na superfície do solo.


Nematelmintos

Eles são vermes, com o corpo de forma cilíndrica e têm “anéis”. Eles podem ser encontrados em ambiente terrestres e aquáticos.
As vezes são animais pequenos, menores que 1 centímetro, e tem lombriga que chega a 40 centímetros de comprimento.
Os nematelmintos não são animais de vida livre. Eles não têm sistema circulatório, a respiração é cutânea, na maioria das vezes são sexos separados. O macho é menor que a fêmea.
A maioria é parasita do homem. Os de vida livre, não têm mais que 1 cm de comprimento e podem apresentar hábitos terrestres e aquáticos.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Moluscos

Os moluscos são invertebrados que possuem um corpo mole geralmente protegido por uma concha calcária, ou valva. Se essa concha for formada por uma única peça, dizemos que o molusco é univalve; se a concha se dividir em duas partes, dizemos que ela é bivalve. Mas há também moluscos que não possuem concha, com a lesma e o polvo.
Grande parte dos moluscos vive no mar, como, por exemplo, a lula, o polvo e a maioria dos mariscos. Alguns, como a lesma e o caracol, vivem em terra; outros, como o caramujo dos rios, vivem em água doce.
Vamos considerar o caracol, um dos moluscos mais conhecidos, como exemplo:
Ele é formado por 3 partes principais:
- Cabeça => Encontramos a boca, os olhos e os dois pares de tentáculos, com função sensitiva (tato, cheiro). - Massa visceral => Fica envolvida pela concha e é formada pelos órgãos da digestão, circulação, excreção, respiração e reprodução. - Pé => Também chamado sola de rastejamento, é bem desenvolvido no caracol e serve para o animal se locomover na terra. Também serve para o caracol cavar a areia, onde às vezes vive enterrado, e prender-se nas rochas.
A massa visceral é recoberta por uma fina epiderme chamada manto, onde existem glândulas que fabricam a concha calcária. Na maioria dos moluscos a concha é externa e protege o corpo mole do animal. A lula possui uma concha interna muito reduzida, mas lesmas e polvos não são dotados de conchas.
Existe um número muito grande de moluscos, que são classificados em vários grupos. Vamos considerar aqui os principais exemplos desses grupos: pelecípodes, gastrópodes e cefalópodes.
Os pelecípodes tem o pé em forma de machado, apropriado para cavar. Em algumas espécies, o pé fabrica filamentos que permitem ao animal prender-se em um suporte; são os filamentos do bisso. A cabeça dos pelecípodes é bem reduzida e não tem tentáculos nem olhos. Os pelecípodes são bivalves, isto é, tem duas valvas na concha. Exemplos: ostra e mexilão.
O marisco "Saint-Jacques", ou vieira, amplamente encontrado na França, possui aproximadamente sessenta ocelos de um milímetro de diâmetro na borda do manto. Esses ocelos percebem apenas a diferença entre claro e escuro e, portanto, os movimentos dos animais que se aproximam - como o das estrelas-do-mar, suas principais devoradoras.
Os gastrópodes tem o pé diretamente ligado à massa visceral. É por isso que se diz que eles tem os "pés no ventre". Exemplos: caramujos e lesmas.
Vivem no mar, nos rios ou em terra. Têm uma concha, geralmente enrolada em espiral, com exceção da lesma, que não tem concha. São univalves. A cabeça é bem desenvolvida, com tentáculos e olhos.
O nome cefalópode surgiu pelo fato de os tentáculos estarem ligados à cabeça (cefalo = "cabeça" e podos = "pé").
O polvo e a lula são os cefalópodes mais comuns, mas podemos encontrar ainda o náutilo e a sépia.
Os cefalópodes são os maiores invertebrados conhecidos. Para se movimentarem, usam os tentáculos - quando rastejam - ou uma espécie de propulsão a jato de água. A forma alongada da lula representa uma adaptação à locomoção rápida na água.
A massa visceral, no polvo, é volumosa; na lula, ela é alongada. No polvo, o pé é transformado em oito tentáculos com ventosas; na lula, existem dez tentáculos. O polvo e a lula tem olhos grandes, semelhantes aos dos vertebrados, e capazes de distinguir as cores.
Alguns cefalópodes fabricam uma tinta escura chamada sépia, que é guardada numa bolsa (tinteiro) que fica no interior do corpo. Quando atacados por predadores, esses animais soltam jatos de tinta que tingem a água. Assim eles podem fugir sem serem caçados.

Classes de anelídeos

Oligoquetas- Os anelídeos oligoquetas vivem tanto em ambientes terrestres quanto em água doce. A respiração destes animais é cutânea (pela pele) e o apêndice é de tamanho reduzido ou até mesmo ausente, no caso de algumas espécies.Exemplo: minhoca
Poliquetas- Grande parte destes anelídeos vive no mar. Em cada segmento do corpo possuem apêndices locomotores. Outra característica comum é que cavam buracos na areia.Exemplos: sérpula e neréis.
Hirudíneos- Vivem tanto na água doce como no solo. Apresentam ventosas em cada extremidade do corpo. A respiração destes anelídeos ocorre através da pele (respiração cutânea).Exemplo: sanguessuga.

Anelídeos

O filo dos anelídeos são vermes com anéis e segmentos no corpo.
Possuem três classes: oligoquetas,poliquetas, hirudíneos. Os anelídeos mais conhecidos são as minhocas(oligoquetas).
Os anelídeos são hermafroditas possuem 2 sexos.
Não enxergam e têm reprodução sexuada.

Cnidários

Neste filo estão as águas vivas, as caravelas do mar, as anêmonas-do-mar, os corais as hidras, entre outros.
Esses seres normalmente vivem na água. Na praia têm seres que são praticamente formados apenas por água são as medusas.
Alguns cnidários têm o formato de um tubo cheio de tentáculos ao redor da boca, são denominados pólipos.
A reprodução dos cnidários pode ser sexuada ou assexuada.
Os pólipos reproduzirem –se assexuadamente.
Todos cnidários são capazes de disparar uma substância urticante que queimar, matar conforme a vítima e onde ela foi atingida.
As células que disparam a substância urticante são denominadas cnidoblastos, os cnidários também podem ser chamados de celenterados.
Os cnidoblastos localizam-se principalmente nos tentáculos. Servem para a defesa e a captura de alimento.