segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Poríferos


Os poríferos são animais aquáticos popularmente são chamados de esponjas. Eles podem viver na água doce mas a maioria está no mar, eles possuem varias cores e tamanhos. A reepiração e aeróbia.
As esponjas são animais de organização simples. Embora sejam pluricelulares, a sua organização vai pouco além de um protozoário.
A reprodução pode ser assexuada e sexuada.
As três principais classes de esponjas são: Calcárias, hexactinélidas e desmospôngias:

• As calcárias — espículas formadas por carbonato de cálcio;



• As hexactinélidas — espículas compostas por minerais de silício;




•As desmospongias — esqueleto constituído por fibras de espongina, formada por proteínas, como a Spongia officinalis.




Dependendo da espécie, a reprodução das esponjas pode ser sexuada ou assexuada. Na primeira, o macho libera suas células sexuais na água e estas penetram nos poros de uma esponja fêmea, fecundando suas células sexuais. Depois da fecundação, as larvas são eliminadas através do ósculo, nadam e depois se fixam em um substrato, onde se desenvolvem e se convertem em esponjas adultas. A segunda forma de reprodução — a assexuada — é feita pela separação de um fragmento da esponja, que se converte em novo indivíduo. Dependendo da espécie, a reprodução das esponjas pode ser sexuada ou assexuada. Na primeira, o macho libera suas células sexuais na água e estas penetram nos poros de uma esponja fêmea, fecundando suas células sexuais. Depois da fecundação, as larvas são eliminadas através do ósculo, nadam e depois se fixam em um substrato, onde se desenvolvem e se convertem em esponjas adultas. A segunda forma de reprodução — a assexuada — é feita pela separação de um fragmento da esponja, que se converte em novo indivíduo.